- Pinot Noir
Produz vinhos de aromas marcantes, além de grandes espumantes. De cultivo difícil, exige clima frio, terreno adequado e baixo rendimento, Quando jovem, tem aroma de frutas vermelhas. Madura, lembra caça, couro,tufas negras e sous bois (folhas em decomposição na terra úmida).
- Syrah/Shiraz
Na França é chamada de syrah e origina vinhos potentes no Vale do Rhône. Na Austrália, é a shiraz e compõe os célebres tintos produzidos na região de Barossa e nos Vales Hunter McLaren. Os aromas evocam frutas escuras (ameixa, amora) com toques de especiarias, violeta e defumados.
-Tannat
Muito difundida no Uruguai, é uma uva rica em taninos (o que explica seu nome). Para que se obtenha uma bebida fina e elegante é importante que o vinho passe um período em barris de madeira. Seu aroma lembra frutas vermelhas maduras, especiarias, com toques de couro e torrefação. É comum aparecer em corte (misturada) com outras uvas tintas.
- Tempranillo
Principal cepa dos vinhos elaborados nas regiões de Rioja e Ribera del Duero, que produzem respectivamente, os míticos Marqués de Riscal e Veja Sicília. Além da Espanha, é cultivada em Portugal e na Argentina. Seu vinho tem cor intensa, com aromas e sabores de especiarias e frutas vermelhas (framboesa e morango).
Estas são as principais uvas (brancas e tintas), citadas na série "a alma do vinho". Boa degustação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário