quinta-feira, 25 de abril de 2013

A ALMA DO VINHO

É impossível falar de vinhos sem antes mencionar sua matéria prima, a uva. De fato, a uva é mais do que simplesmente a matéria prima do vinho, ela é a alma do vinho! Estudiosos do assunto afirmam que de nada vale aplicar técnicas modernas e sofisticadas na elaboração do vinho, se a uva não é de qualidade. Vamos elencar aqui os principais tipos de uva e um pouco de suas características.
 
Uvas brancas:
 
- Chardonnay
Conhecida como a "rainha das uvas brancas", adaptou-se muito bem em diversas regiões produtoras. É uma das principais variedades usadas na produção de espumantes e vinhos brancos complexos, ricos e bem estruturados. Seus vinhos costumam trazer aspecto vivo e bastante intensidade de aroma, tal como frutas cítricas e flores, nozes ou manteiga.
 
- Gewurztraminer
Palavra do idioma alemão e significa "especiarias". Seus vinhos costumam ser de cor amarelo-ouro e aroma intenso de rosas, canela ou gengibre. Os melhores vinhos provenientes desta casta são produzidos na França, mais precisamente na região da Alsácia e na Alemanha, região de Pfalz.
 
- Moscatel
Esta já é uma uva bastante versátil e origina vinhos secos, frisantes ou levemente adocicados e os muito doces. Encontrada em vinícolas da França, Itália, Portugal, inclusive no Brasil, onde se produz bons espumantes derivados desta uva.
 
No próximo post citarei mais três tipos de uvas brancas. Boa degustação e até breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário