É impossível falar de vinhos sem antes mencionar sua matéria prima, a uva. De fato, a uva é mais do que simplesmente a matéria prima do vinho, ela é a alma do vinho! Estudiosos do assunto afirmam que de nada vale aplicar técnicas modernas e sofisticadas na elaboração do vinho, se a uva não é de qualidade. Vamos elencar aqui os principais tipos de uva e um pouco de suas características.
Uvas brancas:
- Chardonnay
Conhecida como a "rainha das uvas brancas", adaptou-se muito bem em diversas regiões produtoras. É uma das principais variedades usadas na produção de espumantes e vinhos brancos complexos, ricos e bem estruturados. Seus vinhos costumam trazer aspecto vivo e bastante intensidade de aroma, tal como frutas cítricas e flores, nozes ou manteiga.
- Gewurztraminer
Palavra do idioma alemão e significa "especiarias". Seus vinhos costumam ser de cor amarelo-ouro e aroma intenso de rosas, canela ou gengibre. Os melhores vinhos provenientes desta casta são produzidos na França, mais precisamente na região da Alsácia e na Alemanha, região de Pfalz.
- Moscatel
Esta já é uma uva bastante versátil e origina vinhos secos, frisantes ou levemente adocicados e os muito doces. Encontrada em vinícolas da França, Itália, Portugal, inclusive no Brasil, onde se produz bons espumantes derivados desta uva.

Nenhum comentário:
Postar um comentário