domingo, 28 de abril de 2013

A ALMA DO VINHO - III

Uvas Tintas
 
- Cabernet Sauvignon
Sua origem é Bordeaux (França), porém é cultivada no mundo inteiro, origina vinhos escuros encorpados e frutados. Costuma ter aromas e sabores de frutas vermelhas (groselha, cassis, ameixa). Se envelhecidos e amadurecidos em barril de carvalho, seus vinhos liberam sabores de baunilha e especiarias.
 
- Cabernet Franc
Usada no corte dos grandes tintos de Bordeaux, combinada com cabernet sauvignon e merlot. É também comum em alguns rótulos famosos do Vale do Loire. Ultimamente, vem sendo cultivada em grande escala na Serra Gaúcha e vem resultando vinhos de ótima qualidade.
 
- Carmenère
Também originária de Bordeaux, onde foi praticamente extinta devido à filoxera (inseto que ataca as raízes da videira), a carmenère é hoje a uva-símbolo do Chile. Seu cultivo é bastante complexo, exige solo seco. Produz vinhos elegantes e macios. Seus aromas variam entre frutas vermelhas, café e chocolate.
 
- Gamay
Comum na região de Beaujolais, na França, produz um vinho conhecido por seu frescor. Recomenda-se que seus vinhos sejam consumidos ainda jovens e ligeiramente resfriados. Seus vinhos mais simples possuem coloração púrpura e apresentam elevada acidez. Aromas e sabores de caramelo, banana e até acetona, são encontrados em seus derivados.
 
Continuaremos falando das uvas tintas no próximo post. Boa degustação.

 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário