Este gráfico é uma cortesia de minha amiga Emiliana Altoe Gomes.
domingo, 28 de abril de 2013
A ALMA DO VINHO - III
Uvas Tintas
- Cabernet Sauvignon
Sua origem é Bordeaux (França), porém é cultivada no mundo inteiro, origina vinhos escuros encorpados e frutados. Costuma ter aromas e sabores de frutas vermelhas (groselha, cassis, ameixa). Se envelhecidos e amadurecidos em barril de carvalho, seus vinhos liberam sabores de baunilha e especiarias.
- Cabernet Franc
Usada no corte dos grandes tintos de Bordeaux, combinada com cabernet sauvignon e merlot. É também comum em alguns rótulos famosos do Vale do Loire. Ultimamente, vem sendo cultivada em grande escala na Serra Gaúcha e vem resultando vinhos de ótima qualidade.
- Carmenère
Também originária de Bordeaux, onde foi praticamente extinta devido à filoxera (inseto que ataca as raízes da videira), a carmenère é hoje a uva-símbolo do Chile. Seu cultivo é bastante complexo, exige solo seco. Produz vinhos elegantes e macios. Seus aromas variam entre frutas vermelhas, café e chocolate.
- Gamay
Comum na região de Beaujolais, na França, produz um vinho conhecido por seu frescor. Recomenda-se que seus vinhos sejam consumidos ainda jovens e ligeiramente resfriados. Seus vinhos mais simples possuem coloração púrpura e apresentam elevada acidez. Aromas e sabores de caramelo, banana e até acetona, são encontrados em seus derivados.
sábado, 27 de abril de 2013
sexta-feira, 26 de abril de 2013
A ALMA DO VINHO - II
- Riesling
Dá origem tanto a vinhos secos quantos aos doces ou frutados. Adapta-se bem tanto em clima frio ou quente. Seus aromas mais comuns são de flores, maçã verde, laranja e maracujá.
- Sauvingnon Blanc
Na França, na região do Vale do Loire, seus vinhos proporcionam uma bebida com gosto defumado (por isso alguns rótulos trazem a designação fumé). Já na Nova Zelândia onde o clima fresco faz produzir vinhos de sabor e aroma de ervas, como grama recém-cortada, groselha e aspargos.
- Sémillon
Alcança sua máxima expressão na França e Austrália. Em Bordeaux é cortada (misturada) com sauvignon blanc na produção de vinhos secos e doces. Na Austrália, no Vale Hunter, dá origem a vinhos secos de lida longa. Com o envelhecimento surgem notas de mel e frutas secas.
A seguir, falaremos das principais uvas tintas. Boa leitura e boa degustação.
quinta-feira, 25 de abril de 2013
A ALMA DO VINHO
É impossível falar de vinhos sem antes mencionar sua matéria prima, a uva. De fato, a uva é mais do que simplesmente a matéria prima do vinho, ela é a alma do vinho! Estudiosos do assunto afirmam que de nada vale aplicar técnicas modernas e sofisticadas na elaboração do vinho, se a uva não é de qualidade. Vamos elencar aqui os principais tipos de uva e um pouco de suas características.
Uvas brancas:
- Chardonnay
Conhecida como a "rainha das uvas brancas", adaptou-se muito bem em diversas regiões produtoras. É uma das principais variedades usadas na produção de espumantes e vinhos brancos complexos, ricos e bem estruturados. Seus vinhos costumam trazer aspecto vivo e bastante intensidade de aroma, tal como frutas cítricas e flores, nozes ou manteiga.
- Gewurztraminer
Palavra do idioma alemão e significa "especiarias". Seus vinhos costumam ser de cor amarelo-ouro e aroma intenso de rosas, canela ou gengibre. Os melhores vinhos provenientes desta casta são produzidos na França, mais precisamente na região da Alsácia e na Alemanha, região de Pfalz.
- Moscatel
Esta já é uma uva bastante versátil e origina vinhos secos, frisantes ou levemente adocicados e os muito doces. Encontrada em vinícolas da França, Itália, Portugal, inclusive no Brasil, onde se produz bons espumantes derivados desta uva.
AOS AMANTES DO VINHO
Caros amantes do vinho,
este blog é apenas dedicado a todos, que como eu, apreciam o "néctar dos deuses". Ainda não sei se posso me definir como um enófilo, no entanto creio que esteja caminhando nesta direção.
Pretendo compartilhar neste espaço, dicas de vinhos, curiosidades sobre o tema e tudo que esteja relacionado a este universo.
A princípio, gostaria de ter batizado o blog com o nome: "IN VINO VERITAS" (no vinho a verdade), porém este título não se encontra disponível no blogspot. Penso que NO VINHO O PRAZER também tenha ficado bom.
Em breve estarei postando textos, fotos e afins. Boa leitura e boa desgustação!
Assinar:
Postagens (Atom)